rua paula gomes, 354 - otortobar@gmail.com - 41.30276458




É COM IMENSO PRAZER QUE DAMOS VIDA À ESSE BLOG DO BAR DO TORTO!!

AQUI OS AMIGOS E ADMIRADORES DO BAR PODERÃO FICAR SABENDO DOS EVENTOS E NOVIDADES, PODENDO PARTICIPAR COMENTANDO, SUGERINDO E EXPONDO SUAS OPINIÕES PARA QUE O NOSSO BAR FIQUE CADA VEZ MELHOR.

VEM PRÁ CÁ VOCÊ TAMBÉM!!



Manifestação para salvar o São Francisco

Matéria pela Gazeta do Povo


Moradores, comerciantes e frequentadores se reuniram ontem à noite no bairro histórico de Curitiba para pedir mudanças urgentes ao local: insegurança é um dos maiores problemas.


Walter Alves/Gazeta do Povo / Grupo deixou rosas em pontos onde ocorreram homicídios neste ano no bairro



O bairro São Francisco anoiteceu diferente ontem. Moradores, comerciantes e frequentadores do lugar abraçaram simbolicamente o bairro de Curitiba, no quarteirão próximo à Rua Paula Gomes, em um manifesto pacífico. Todos querem chamar a atenção, mais uma vez, para os problemas do São Francisco: drogas, pichações, insegurança.
O ato coletivo faz parte do projeto “Todos São Francisco”, desenvolvido pela comunidade com apoio do programa Redes de Desenvolvimento Local, organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e pelo Serviço Social da Indústria. Além do abraço, os manifestantes caminharam pelas ruas e o percurso teve direito a cortejo com o grupo Maracatu e velas para iluminar os caminhos históricos. Na passagem, foram deixadas rosas em quatro pontos onde ocorreram homicídios neste ano.
A insegurança, segundo o presidente do conselho de segurança do Setor Histórico, Roberto Kaiser, ainda é o maior problema. Já para o proprietário de um dos bares da região, Arlindo Ventura, o São Francisco precisa mesmo é mudar a sua imagem perante o público. Ventura se engajou no projeto junto com outras 110 pessoas.
Para o próximo mês, os grupos envolvidos querem mostrar na prática como melhorar o bairro histórico: farão a arborização de algumas áreas, levarão para o lugar campanhas sobre a guarda consciente de animais e vão propor ações para o projeto “São Francisco Sem Crack”, para desenvolver um trabalho social com os usuá rios. Uma festa também selará o pacto de mudanças desejadas. “Todos sabemos que é importante preservar a história que o bairro tem”, afirma o agente de desenvolvimento local, Ticiano Miranda.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pincei o texto: "A insegurança, segundo o presidente do conselho de segurança do Setor Histórico, Roberto Kaiser, ainda é o maior problema. Já para o proprietário de um dos bares da região, Arlindo Ventura, o São Francisco precisa mesmo é mudar a sua imagem perante o público. Ventura se engajou no projeto junto com outras 110 pessoas."
ENTENDO que segurança se consegue com ações locais, mas como? Ora, se a vontade popular local e os recursos públicos gerados localmente são sugados para o centralizante governo federal em Brasília! Ninguém é patriota sem primeiro gostar e defender sua casa, sua rua e seu bairro. Precisamos que 75% dos impostos gerados localmente permaneçam nos municípios, para que então as políticas de segurança pública, educação, saúde, saneamento básico e de infra-estrutura sejam atribuições autônomas das autoridades dos municípios. Vereadores, Deputados e Senadores são eleitos para legislarem e não para redistribuirem a carga tributária.
Por autonomia Local e Regional é que luto, precisamos decidir nossos rumos, sem esperar por um "Salvador da Pátria iluminado em Brasília" vejam e apoiem via www.if.org.br e www.federalista.org.br

Atenciosamente
Irineu Queiroz dos Santos
Morador das imediações
9112-4484